Reforma Banheiro Dark
Diário de Reforma Banheiro Dark
Venha acompanhar o antes e depois da Reforma Banheiro Dark, como carinhosamente nomeamos esse projeto e obra.
No início toda reforma parte do preparo do ambiente, desmontagens de elementos que serão removidos, seguida da demolição de alvenarias e revestimentos antigos. Nesse sentido, seguimos para estapas de alteração de pontos hidráulicos, elétricos e luminotécnicos. Em seguida, se iniciam os assentamentos de porcelanato, montagem de forro de gesso e instalações de esquadrias. Finalmente após esta parte bruta, iniciamos as instalações de acabamentos, porcelanas, metais, bancadas, espelhos, acessórios metálicos e cubas.
Etapas da Reforma de Banheiro Residencial
A princípio iremos te apresentar a sequencia de etapas de reforma utilizadas neste banheiro residencial. Porém importante lembrar que cada execução de obra necessita de uma ordem de etapas que se adeque as particularidades. Sendo assim o projeto e planejamento antecipado de orçamento e obra são fundamentais.
Demolições e remoções
Sobretudo em nossos projetos de reforma, definimos o bem todos os elementos da etapa de demolição. Neste caso iniciamos removendo todo o ultrapassado piso, que por sinal estava em partes com argamassa oca. Após sua remoção, ainda se faz necessária a raspagem do que chamamos de “vulto”, que nada mais é do que a antiga argamassa irregular na parede.
Agora, partimos para as alterações de elementos construtivos (estruturais ou aberturas). Nesse sentido, optamos por aumentar a largura da janela para o máximo possível, a fim de captar iluminação natural e ventilação, tornarnando este ambiente mais saudável. Ao mesmo tempo que, para adequar uma bancada farta em torno da cuba, precisamos deslocar a porta para mais próxima a parede e diminuir seu tamanho.
Tal qual trabalhosa se faz as demolições e requadros, será a remoção de todo esse entulho para o devido local de descarte.
Construção de laje e contrapiso
Eventualmente nas reformas residenciais, somos chamados para resolver problemas estruturais ou patologias de edificações. Por exemplo, neste banheiro em questão, o chão estava cedendo, com pisos quebrando e contrapiso abaixo também, conforme vocês podem ver nas imagens do Antes e Depois ao final desta página. Ao passo que removemos o revestimento antigo, foi possível observar que a “laje” estava muito fina, inadequada aos padrões ABNT e feita sem utilização de armaruda estrutural, fazendo com que a pequena espessura de concreto se rompesse com facilidade.
Agora que identificamos o problema, podemos partir para a correta manutenção e reparo da casa. Logo removemos essa fina camada de concreto, compactamos o solo abaixo para ele não ceder, alteramos alguns pontos sanitários conforme definido em projeto, ancoramos a estrura metálica na viga baldrame existente, concretamos o contrapiso de forma adequada ao padrão de espessura e composição. Como resultado temos um contrapiso reforçado, e impermeabilizado, a qual os novos porcelanatos podem se assentar sem nenhum risco futuro.
Instalação de Gesso
A fim de esconder imperfeições na laje superior e trazer o efeito estético de iluminação desejados, partimos para a instalação de forro de gesso.
Porém, por tratarse de um ambiente de alta umidade, utilizamos da placa de gesso RU (resistente a umidade ) e emassamos com materiais que auxiliassem neste processo de repelir água.
Instalação Hidro Sanitária
Logo depois damos início as instalações de encanamento hidro sanitário, registro, ralo e pontos de água para serem instalados antes dos revestimentos e concretagens.
Após assentado o porcelanato, podemos então iniciar a instralação de alguns acabamentos como ralo, acabamentos de registro de chuveiro, instalação de chuveiro, instalação de vaso sanitário e por vezes cubas e torneiras.
Assentamento de porcelanato
Assim que resolvidos todos sistemas, entre eles as esperas e passagens dos sistemas hidraulicos, esgoto e elétrico, finalmente podemos assentar o porcelanato. Todavia nesta etapa é essencial ter em mãos a paginação de piso, conforme projeto de interiores. Ou seja, saber aonde se iniciara a instalação da primeira peça, os recortes mais economicos, acabamentos, modelo e dimensões do porcelanato, rejunte adequado e forma de assentamento indicada.
Instalação de esquadrias
Depois que os pisos, teto e parede estão já com seus acabamentos, podemos então partir para a instalação das esquadrias. Importante lembrar sempre da instalação adequada das pingadeiras na janelas, evitando assim infiltrações indesejadas.
Bancada de porcelanato
Juntamente com a instalação dos porcelanatos, aproveitamos o material de modo econômico e realizamos a montagem de uma bancada de banheiro em porcelanato. Criando nichos e descrição na peça, de modo a mimetizar com a parede.
Instalação de box de vidro e espelho
Às vezes, esta é uma boa etapa de instalação de vidros, espelhos e box do chuveiro. Leve sempre em consideração as sujeiras futuras que irão ser realizadas na obra, para determinar o momento de instalação de acabamentos tão refinados.
Tomadas, luminárias e leds
Bem como os acabamentos metálicos e de vidraceiro, podemos também finalizar as instalações elétricas. Ou seja, o eletrecista agora pode instalar e testar tomadas, perfil leds de espelhos e luminárias que não seram embutidas em gesso, devido a sujeira.
Fornecedores
porcelanataria: Baron
porcelanato: Villagres
gesseiro: AM Gesso
pintura: D&D
janela: Alumar
portas: Paraná Portas
chuveiro: Lorenzetti
box de vidro: JM Vidro e Box
espelho: Decorarte alumínio
iluminação: Illumize
eletricista: Schewe
vaso sanitário: Pingoo