Apartamento Gianduia

Projeto de interiores para todos a família:

Primeiro de tudo, o Apartamento Gianduia tinha pequenos espaços, particionados de forma ineficaz e com grande desperdício de área em circulação. Desse modo, o Escritório Flutua Arquitetura foi convidado a realizar o projeto de interiores. Assim sendo, este foi carinhosamente nomeado, pela nossa arquiteta Larissa, de Interiores e Reforma Apartamento Gianduia.

O conceito aberto:

A saber, após a visita do arquiteto no Apartamento Gianduia, se iniciou a proposta. Inicialmente, baseada nas ideias, estilos e briefing captados do cliente. Dessa forma, o conceito de espaços sociais abertos e interligados foi aplicado e transformou o Apartamento Gianduia. De fato, essa escolha no projeto de interiores eliminou os desperdícios de circulações, espessuras de paredes e mobília mal distribuída. Assim sendo, aumentamos a percepção espacial do usuário e valorizamos um imóvel em área nobre do município de Balneário Camboriú.

Cores e texturas:

A começar, os clientes, de forma muito discreta, desejavam para o Apartamento Gianduia uma sutil coloração. Contudo, era importante, neste projeto de interiores, o predomínio do estilo minimalista e a cor branca prevalecendo.

Portando, nosso arquiteto Felipe utilizou do tom neutro do MDF Duratex Gianduia. Alem disso, combinou-o à textura do MDF Arauco Lino Chess para alcançar um aconchego não presente no estilo minimal. 

Projeto Luminotécnico:

Primeiramente, no projeto luminotécnico do interiores do Apartamento Gianduia, um conjunto de luminárias neutras dicróicas em série iluminam a cozinha no dia a dia. Enquanto, de forma paralela um perfil led neutro percorre a parede do hall e o forro sobre a mesa de jantar. 

Ademais, com o fim de deslindar ao olhar, iluminar o ambiente e cobrir um sistema estrutural excessivo, se utilizou de led sob o forro de gesso. Por outro lado, a iluminação cênica deste projeto de interiores corre nas sancas de gesso que circulam o corredor, living e também sobre a bancada abaixo do armário do Apartamento Gianduia.

Eletrodomésticos embutidos:

Por mais que, acrescente ao valor de execução do projeto de interiores o fato de todos os eletrodomésticos estarem embutidos na marcenaria, este fato tem grades vantagens.

Primeiramente, pelo fator estético, uma vez que torna o ambiente visualmente limpo. Depois, pelo fator funcional, aumentando a vida útil dos eletrodomésticos. 

Sendo assim, no projeto de interiores do Apartamento Gianduia não somente a televisão, o frigobar, a geladeira, o micro-ondas e o forno elétrico estão embutidos, como também a coifa Tramontina Incasso, revelando-se de forma discreta.

Moderno e retrô::

Vale ressaltar a comunhão de distintas personas em um único projeto de interiores, a qual resultou na cativante adesão entre o moderno e o retrô. Tal proposta, só foi possível graças ao time de projetistas do escritório Flutua Arquitetura. Nele, encontramos como coordenadores a arquiteta Larissa Gomes e o arquiteto Felipe Alcantara. 

Seguindo, conforme o estilo proposto, definimos a geladeira e frigobar da Smeg com sua linha retrodos anos 50. Em contrapartida, dentre as opções do mercado, escolhemos para o projeto de interiores do Apartamento Gianduia a coifa embutida em aço inox Tramontina Incasso. Uma vez que, a mesma tem um ótimo custo benefício e seu volume coube de forma perfeita dentro do armário.

Projeto e execução de interiores.
Apartamento Gianduia.
Balneário Camboriú - Balneário Piçarras, Santa Catarina, 2019.

autor: Arquiteto Felipe A. Vianna

ano de projeto: 2020 

área construída: 15,80 m²

implementação: 2021

status: Finalizada

software: Revit 

uso: Comercial  

Fornecedores
visualização 3D: Flutua Arquitetura
software: 3Ds Max & Corona Render
marcenaria: Feuser
iluminação: BLight
vasos: T44 Studio