Cabana Madeira HC
Arquitetura Contemporânea
Antes de mais nada, uma boa arquitetura se adequa ao ambiente. Ao passo que, o briefing foi evoluindo, inúmeras complexidades se descortinaram. Ainda que, problemáticas balizem a proposta, alternativas são geradas para aproximar o projeto ao seu ideal.
Desse modo, contanstemente se analisou o terreno, vegetação, paisagem e acessos. Além disso, captamos a essência do estilo de vida dos usuários. Assim sendo, notamos o apreço do mesmo pela mata nativa, de uma paisagem formada por pedras arenosas e árvores centenárias.
A partir destas orientações, junto as pesquisas, propostas e projetos, alcançamos a Cabana Madeira HC. Da mesma forma que, a cabana contempla a natureza, sua posição foi estratégica de modo que os observadores externos não assistam seu íntimo.
Por outro lado, da varanda, mezanino ou janelas, o usuário tem visão privilegiada para a montanha, entrada e horizonte distante.
Arquitetura tropical nacional
A saber, a partir da rua, o que se vê são volumes cegos de paredes fechadas e o espaço de varanda sob um belo telhado tropical, remetendo a um estilo balinês. Porém, ao transpor o deck, se adentra em um térreo que se desperta para três paisagens verdes distintias.
Antes de tudo, apesar do termo referir a bali, a tipologia arquitetônica desta casa é tropical e excepecionamente indicada para nosso clima. Além disso, por meio da inclinação dos telhados, grandes beirais e cumieira ventilada, a edificação irá ventilar de forma natural, retirando o ar quente, renovando a oxigenação interna e mantendo a temperadura e chuvas controladas pelos extensos telhados.
Cabana ecológica na floresta
A princípio, o projeto da cabana incluía alguns pilares e vigas em metal. Contudo, devido ao auemnto do aço em 2021 tivemos que alterar o projeto para somente concreto armado e madeira. Ainda assim, conseguimos manter o desenho original do projeto.
Sob o mesmo ponto de vista, os fechamentos de madeira dupla e a estrutura em Wood Frame, foram ótimos para alcançar agilidade, economia e uma obra mais limpa.
Nesse interim, para garantir maior conforto térmico e acústico, foram adicionados isolamentos com manta térmica e lã de rocha nos inteiores das paredes.
Mezanino e banheiro
Logo após, para aumentar a área de uso da Cabana Madeira HC, bem como garantir um local mais privativo, criamos o mezanino. Neste local, a intenção é que seja um local para descansar e comtemplar a natureza. Assim sendo, temos pouco mais de 9m² para locar um colchão e armanezar algumas peças de roupas.
Por fim, temos o banheiro. Um local muito privilegiado da Cabana Madeira HC, possui paredes e forro em vidro voltados para a mata nativa. Além disso, o banheiro recebeu um linda banheira para relaxar ao mesmo tempo que se contempla a natureza ao redor.
Cabana Madeira HC:
Projeto residencial de arquitetura e engenharia.
Morretes, Bombinhas, SC.
interiores: Arquiteta Larissa de Oliveira Gomes
iluminação: Arquiteto Felipe Alcantara Vianna
área construída: 56,42 m²
ano de projeto: 2021
implementação: 2023
status: Finalizada
software: Revit | BIM
uso: Residencial
obra: Flutua Arquitetura
madeireira: Madeireira Norte e Sul Eco Madeiras
aço: Aços Litoral
material de construção: Bomac + Irazan
fechamentos:Fernandes
isolamento: JC Decor
cobertura: Construtelhas
calheiro: Portotec
esquadrias: Perfil Alumínios
material elétrico: Elétrica Zata
luminárias: Artesanato Menino Deus + Yamamura
instalação elétrica: Eletriz
impermeabilização: Ceramfix
revestimento: Biancogres
banheira: Banheiras Bom Banho
tintas: Osmocolor