Escritorio A Floriani e Silva

Requisitos do Escritorio A Floriani e Silva Advogados Associados:

Em primeiro lugar, o princípio da proposta do Escritorio A Floriani e Silva era redistribuir os espaços de modo a dar mais privacidade aos colaboradores. Contudo, alguns requisitos deveriam ser mantidos. Dentre eles, vale enaltecer a locação em um mezanino e sua capacidade de vista para todas as salas. Além disso, nos foi solicitado a permanência dos revestimentos pré existentes em laminado amadeirado bem como o contato visual entre os usuários. Todavia, essa interação deveria ocorrer sem que ouvesse interferência acústica entre as salas.

Divisão de salas:

 Visto que, era necessário proteger a privacidade de cada sócio, o Escritorio A Floriani e Silva foi partilhado em três salas. Contudo, pela necessidade de manter o contato visual com o exterior e entre os companheiros de trabalho, o arquiteto propôs como fundamento o uso parcial de fechamentos em vidro.

O conforto:

Uma vez que, vidro e piso cerâmico são muito reverberativos, a utilização de amplos tapetes com função de diminuição dos ruídos ecoados dentro do ambiente foi primordial. Ademais, os tapetes poderiam complementar junto à iluminação amarelada e tons amadeirados um espaço aconchegante.

Sendo assim, o projeto de arquitetura do Escritorio A Floriani e Silva distribuiu os escritórios de frente a vista, ao longo de um corredor de vidro iniciado na recepção e com termino na sala de reuniões.

Sala de reuniões:

Primeiramente, a pedido dos nossos clientes advogados, a sala de reuniões deveria ser de modo informal, sem a tradicional grande mesa com cadeiras.

Sendo assim, projetamos o espaço como um local para uma conversa mais íntima, com assentos confortáveis e mesas de centro. Para isso, utilizamos as poltronas previamente existentes no Escritorio A Floriani e Silva e as dispomos de modo a possibilitar interações frente a frente, entre cliente e advogado.

Além disso, projetamos no ambiente de reuniões um móvel para guardar pastas de arquivos com uma bancada para possíveis anotações ou fechamentos de contrato junto ao um painel de TV. 

Por fim, incluímos uma pequena copa com frigobar cafeteira e microondas, ocultos em um móvel com portas de vidro fumê, logo ao lado da porta de entrada.

Mobiliário marcante no Escritorio A Floriani e Silva:

Ao denotar o forte significado de um escritório de advocacia, ponderamos o mobiliário com transparência, clareza e solidez. Em suma, foram utilizadas para o assento dos clientes nas mesas de atendimentos as cadeiras modernistas de Mies Van Der Roh em aço inox e couríssimo preto dos modelos Quality da Cadema Móveis.

Além do mais, ao final da circulação, como ponto focal, foram locadas obras primas contemporâneas icônicas. São elas: a poltrona AVA de Guto Índio da Costa e a Arandela ORB junto ao Suporte Botânico Hera, ambas do Studio T44. Todos estes mobiliários contribuem para fortalecer a identidade e personalidade do Escritorio A Floriani e Silva.

Comunicação e sinalização:

Considerando o perfil jóvem, e portanto, descontraído dos advogados, desenvolvemos as sinalizações das salas do Escritorio A Floriani e Silva de forma inusitada. Tais sinalizações, como setas ou numerações são adesivos semitranslúcidos colados diretamente nos vidros. Desta forma você garante a informação sem poluir o visual das divisórias translúcidas. Alem do mais, o circuito do corredor é direcionado através desta comunicação visual nos vidros externos e também pela iluminação no forro. Desta forma, a circulação acontece de forma intuitiva e natural.

Projeto de interiores e visualização 3D.
Sala de Escritório A Floriani e Silva
Blumenau - Balneário Piçarras, Santa Catarina, 2019.

autor: Arquiteto Felipe Alcantara Vianna
área projetada: 98,80 m²
ano de projeto: 2019
status: Ante Projeto
software: Revit | 3ds max | Corona Render
uso: Comercial
visualização: Felipe Alcantara Vianna