O Quarto Infantil Cama Suspensa foi um projeto de interiores desenvolvido para um quarto de 6,5m² de uma jovem adolescente em Penha, Santa Catarina. Visto a restrição da metragem quadrada e a quantidade de desejos desta mini-cliente, algumas estratégias fora do padrão precisaram ser arquitetadas.

Necessidades de uma jovem cliente:

Uma cliente pré-adolescente anseia por muitas necessidades. Destacando as principais à nós solicitado para o projeto de interiores para Quarto Infantil Cama Suspensa, temos: roupeiro grande para acomodar muitas roupas; sapateiro para seus diversos pares; mesa de estudos, penteadeira com local para guaradar maqiagem e espelho estilo “camarim” para se arrumar e produzir seus looks. Ah, e falando em looks, também era necessário um grande espelho para fotografar seus looks do dia. Por último, uma cama viúva para ela dormir com suas amigas quando vieram visitá-la.

Ufa! Achou que acabou? Pois, não! Nesse interiores tivemos mais um pedido super fofo e especial para o Quarto Infantil Cama Suspensa: uma cama para sua gatinha que só dorme se estiver pertinho dela. Ownn. E agora nossa missão: “enfiar” tudo isso em apenas 6,5m². Como conseguimos? Nós te explicamos logo abaixo.

Estratégias projetuais do Quarto Infantil Cama Suspensa

Para começar, antes de mais nada suspendemos a cama para ganharmos, assim, mais área de piso no quarto. Aliás, qual criança/jovem não ama dormir em um beliche? E sendo sinceros, há clientes que mesmo não precisando pedem para colocar a cama aérea, acreditam? Bem provável que, se pudéssemos escolher o projeto de interiores dos nossos quartos quando éramos crianças, faríamos igual. Estou mentindo?!

Enfim, com a cama agora suspensa, temos muitos (mais nem tantos assim) metros quadrados para trabalhar no interiores do Quarto Infantil Cama Suspensa. Logo em seguida, escolhemos a parede que melhor encaixaria o roupeiro. A maior parede que não sofria interferência nem com janelas nem com a porta de entrada. É essa mesmo!! Tratamos logo de colocar o roupeiro ali. No projeto de iteriores conseguimos fazer um roupeiro com 3 portas de correr em espelho. Ficou um mega armário. Só tinha um detalhe: a profundidade dessa parede até a janela era de 50cm. Como queríamos um roupeiro de 60cm para colocar cabideiros, criamos nos últimos centimetros antes que chegar na janela nichos aberto com a profundidade então de 50cm.

Flutua Arquitetura Flua Arquitetura Piçarras Penha - Interiores Paisagismo Engenharia e BIM - Quarto infantil Cama Suspensa -CAM4
Flutua Arquitetura Flua Arquitetura Piçarras Penha - Interiores Paisagismo Engenharia e BIM - Quarto infantil Cama Suspensa -CAM3

Estes nichos por sua vez, serviriam para guardar alguns livros, materiais escolares e aquela baguncinha de adolescente sabe?! Por exemplo, as diversas bolsas, inúmeras nessesaires e até mesmo a mochila da escola. Estes nichos, por sua vez, deram continuidade à mesa de estudos. Esta priorizamos por locar perto da janela – que neste caso ficou bem na frente. Anota aí: toda área de estudo deve estar locada perto de uma iluminação natural. Tá, mas por que? Porque no escuro/penumbra além de dar sono nosso cérebro não trabalha direito. Estudar sob a luz natural é qualidade é vida.

Continuando, estendemos a mesa de estudo do Quarto Infantil Cama Suspensa criando um “L”, onde na outra ponta locamos a penteadeira camarim. Só ressaltando que, projetamos a mesa de estudos suspensa (fixa nas paredes) com duas gavetas para terem mais espaços de armazenamento. Essas gavetas da mesa de estudos seguem para a penteadeira, onde ganham tampos de vidro. Tampos esses para a pequena cliente vizualizar todas as suas makes e jóias. Prioridades para esse projeto de interiores né mores.

Explicando melhor sobre a pendeadeira camarim, está ficou localizada abaixo da cama no Quarto Infantil Cama Suspensa. Visto que será um local de uso esporádico, e majoritariamente sentado, não haverá problema essa sua localização. Até porque, temos 1,50m entre os fundos da cama e o chão, então, não é tão baixo assim. Para o espelho a frente da penteadeira é claro que colocamos muita iluminação. Iluminação essa embutida no proprio espelho por fitas de LED.

Além disso tudo, para esse interiores criamos duas prateleiras ao lado do espelho camarim, para colocar os looks do dia que haviam sido escolhido (este foi outro pedido que ainda não haviamos comentado). Ademais, acrescentamos um gaveteiro com rodízios (rodinhas) de silicone que ficará locado abaixo dessas bancadas. Este poderá atendender tanto a área de maquiagem quando à de estudos.

Por fim, no interiores do Quarto Infantil Cama Suspensa tinhamos um espaço de 20cm atrás da porta de entrada onde projetamos uma sapateria vertical. Acima dessa sapateira colocamos a caminha do gato que teria acesso direto para a cama da cliente. Gatinhos adoram ficar nas alturas não é mesmo?! Na cama da cliente, por sua vez, abrimos um nicho na parede para apoio à cama. Neste ninho encontrariam-se as tomadas e interruptores. Nele, a mini-cliente também poderia deixar alguns livros e apoiar a garrafinha de água. Praticidade e cômodidade, não é mesmo? Vamos falar agora dos materiais desse projeto de interiores?! Leia abaixo.

Materiais do Quarto Infantil Cama Suspensa:

Desde o princípio nossa mini-cliente queria que o interiores Quarto Infantil Cama Suspensa fosse nas cores rosa, branco e cinza. Desejo solicitado é desejo concebido! Para isso utilizamos o MDF Sal Rosa, um rosê envelhecido que dá todo um charme feminio sem deixar infantil; o MDF Opalla Cristallo, um painel branco brilhoso cheio de glitters, coisa mais linda; e o MDF Cinza Sagrado, uma cinza marcante usada em pontos estratégicos.

Para a parede de ao lado e aos fundos da cama aplicamos um papel de parede cinza com poás em rosa. Tal papel de parede “conversou” com os móveis e deu todo um charme para o projeto de interiores do Quarto Infantil Cama Suspensa. As demais paredes seriam brancas, deixando o colorido para os móveis e decorações.

Flutua Arquitetura Flua Arquitetura Piçarras Penha - Interiores Paisagismo Engenharia e BIM - Quarto infantil Cama Suspensa -CAM2

Além disso, nesse interiores optamos por fazer os grandes objetos como cama, roupeiro, mesa de estudos, penteadeira e sapateira no MDF Opalla (branco). Essa estratégia projetual deu-se em virtude de, caso futuramente a cliente enjoe da cor rosa, estes grandes objetos podem ser mantidos. Essa circunstância deve ser levada em consideração nos projetos de arquitetura de interiores pois, comulmente na fase adulta as pessoas rejeitam essas cores “infantis” como o rosa e azul bebê, dando preferência por cores neutras.

Enfim, são muitos detalhes a serem pensados e projetados em um projeto de interiores. Casa centímetro, objeto, cor e design não surgiram por acaso. Por isso, contratem um arquiteto. Curtiram esse nosso projeto de interiores? Vocês podem entrar na nossa pagina e conhecer mais projetos similares à este. Só clicar no link abaixo. Um abraço da arquiteta e arquiteto.

Projeto de arquitetura de interiores.

Quarto Infantil Cama Suspensa.

Penha, Santa Catarina, 2020.

Autor: Arquiteta Larissa de Oliveira Gomes

área construída: 6,5 m²

ano de projeto: 2020

status: Ante Projeto

software: Sketchup | 3ds Max | Corona Render

uso: Residencial

visualização 3d: Wolff 3D