Casa Colina
Projeto completo Casa Colina
Certamente, como neste exemplo da Casa Colina, a entrega em primazia se dá pela produção de um projeto completo. Inegavel que ao sanar todas as dúvidas de nossos clientes, gerar alternativas de solução e conceder toda técnica projetual construtiva materializada em papel, iremos elevar a qualidade.
Ademais, partimos sempre de uma ótima reunião com os moradores, captando no briefing todos os desejos, necessidades e estilo. Sendo assim podemos partir para pesquisas e análises que melhor atendam a cada projeto em questão. Em síntese, esses estudos, junto ao nosso processo criativo, irão definir um conceito marcante para sua casa.
A necessidade da familília composta por um músico, a qual recebe amigos e familiáres para eventos, era de ambientes sociais amplos e que se conectasem diretamente a área gourmet externa. Aliada ao desejo intimista de pouca visibilidade do pedestre para dentro do imóvel. Sendo assim fundimos os príncipios em uma habitação voltada para sí, aonde as grandes aberturas se direcionam para a piscina. Enquanto até mesmo os quartos se voltam para áreas de recuo, a qual minimizam a vista da vizinhança ao elevarmos a altura de piso por um aterro do terreno. Em suma, restando a frente da casa uma fachada limpa, com porta pivotante discreta no painel amadeirado e uma janela vertical que busque iluminação, porém filtre a visão por cortinas transparentes.
Enfim, vamos falar um pouco sobre os acabamentos dessa fachada residencial? Esses clientes queriam manter a paleta de cores para o bege e não para o cinza, por isso escolhemos a Tinta Suvinil Algodão Egípcio para as alvenarias. Já o ripado e as esquadrias serão em madeira natural Angelim, uma madeira linda, resistente e de ótimo custo benefício. Para os fundos da garagem, definimos a Pedra Madeira Branca, um tom claro que mantém uma harmonia com o bege sem poluir o visual. Agora nas lajes aparentes, usaremos a Manta Líquida Branca Quartzolit, que servirá de acabamento e proteção contra umidade. Por fim, o gradil e a janela vertical da fachada serão em alumínio branco, equilibrando assim o bege e conversando com as lajes.
Projeto Arquitetônico
Trata-se de arquitetar todo conceito, idéias e desejos em uma unidade construtíva. Exclusivamente responsável pelos estudos de ambientes, circulações, insolação, chuva, sombras, iluminações naturais e artificiais, definir revestimento, acabamentos, pontos de água e pontos de tomada e esquadrias.
Projeto Estrutural
Após definido o projeto arquitetônico, podemos dar início a concepção estrutural, confirmando as posições e dimensões das fundações, vigas, pilares e lages propostas anteriormente. ..buscando sempre modulações a qual através da repetição, podemos alcançar economias na obra. Ao final desta etapa teremos listadas a quantidade de necessária de aço, madeira, cimento, areia e brita.
Projeto Elétrico
Seguindo ao projeto elétrico, será calculada a quantidade de energia demandada, espessura da fiação, aterramento, entrada do poste e circuitos distribuidos. Entregaremos então uma listagem completa da quantidade de caixa de iluminação e energia, módulos de interruptores e tomadas, caixa de disjuntores, sistemas de proteção, comprimento e bitolas de eletrodutos e fiação.
Projeto Hidro Sanitário
Finalmente no projeto hidráulico, será prevista a quantidade de água necessária para que todos moradores usufruam. Método de distribuição por encanamento a fim de manter a pressão e temperatura adequadas. Ralos e esgotos serão distribuidos …. Água pluvial e possível captação de água da chuva.
Projeto arquitetônico de residencia térrea
A saber que tudo parte do layout e volume inicial, aonde se adequa perfeitamente ao uso atual e futuro de nosso clientes. Prevemos assim a população fixa e visitantes na residencia, distribuição de móveis e circulações para que se tenha uma vida aconchegante e confortável. Resultando em uma planta baixa térreo, que sobretudo trará economia na obra.
Neste projeto arquitetônico da residência de 146,70m² de área total construída, contamos com três quartos, três banheiros, garagem para dois carros, amplas áreas sociais e circulação total ao redor da casa, além de ampla área de lazer aos fundos. O resultado deste projeto é uma casa aconchegante, que apesar de não visíveis da rua, conta com ambientes amplos, ventilados e bem iluminados.
Em virtude de nossa linguagem arquitetônica bioclimática, buscamos a iluminação natural nas alturas com a janela vertical na fachada. De maneira identida, criamos discretas janelas horizontais próximas a laje superior para que a ventilação cruzada remova o ar quente próximo ao forro. Nesse sentido buscamos por uma casa mais sustentável e ecológica, desde a iluminação e ventilação natural, assim como no uso materiais naturais como a madeira e pedra. Por fim, aliando estes a durabilidade da alvenaria convencional e sistema construtivo de concreto armado.
Terreno em Penha e visita ao local
Em princípio realizamos uma visita ao terreno, observando suas paisagens, vizinhança e oportunidades. Nesta residência, o conceito Casa Colina partio desta vista abaixo, a qual o o terreno visualiza em sua fachada, de uma colina esverdeante em meio a cidade de Penha.
Porém nos foi solicitada grande intimidade nos ambientes, com poucas janelas e aberturas visíveis para a vizinhança. Então partimos para uma área gourmet voltada para dentro do lote, com deck, churrasqueira, chuveiro, espriguissadeiras, lavabo e piscina. Na imagem ao lado apresentamos a possibilidade de uma piscina, a qual futuramente poderá ser construída, mas que já foi planejada desde a concepção inicial do projeto. Assim possibilitamos aos clientes uma obra por etapas, mas ja sabendo o resultado final.
Arquitetura da Fachada Residencial
A fim de, não esconder e nem tirar o foco da beleza dessa fachada, trabalhamos com um gradil horizontal de apenas 1,70m de altura e sem vigas de coroamento. Ficando assim, apenas o portão basculante de carro como o único elemento alto de interferência visual.
Enquanto que aos fundos, buscamos ventilação e iluminação por amplas portas que dialogam os ambientes internos e externo. Porém o pergolado, volume de lavabo e muro auxiliam na intimidade desejada, assim como no controle de temperatura por insolação.
Projeto de arquitetura e engenharia.
Nossa Senhora de Fátima, Penha, SC.
hidraulico: Arquiteta Larissa de Oliveira Gomes
elétrico: Arquiteto Felipe Alcantara Vianna
estrutural: LTE Engenharia
visualização 3D: Insertion
área construída: 146,70 m²
ano de projeto: 2023
status: Aprovação Municipal
software: Revit | BIM
uso: Residencial