Olá pessoal, hoje vamos falar sobre nossa visita na mostra de arquitetura Decorare em Itapema 2023 – SC, essa semana (04/05/2023).
Porém, antes de falarmos sobre as tendências da arquitetura de interiores presentes nos ambientes, vamos te contextualizar acerca do tema.
- O que é uma mostra de arquitetura?
- Quando ocorre uma mostra de arquitetura?
- Qual o objetivo da mostra de arquitura?
- O certo é mostra ou amostra de arquitetura?
O que é uma mostra de arquitetura?
Mostra de arquitetura é um evento onde diferentes arquitetos, convidados ou pagantes, expressam seu estilo ao projetar o interior de um ambiente da mostra. Dessa forma, o desafio dos participantes da mostra de arquitetura é trazer inovação e muita personalidade!
Quando ocorre uma mostra de arquitetura?
Normalmente, as mostras de arquitetura ocorrem anualmente e sempre carregam um tema, onde os arquitetos e designers devem projetar seus ambientes dentro desse contexto.
Qual o objetivo da mostra de arquitetura?
A mostra de arquitetura de interiores tem dois objetivos: o primeiro, para clientes conhecerem o tipo de arquitetura dos profissionais ali apresentados, e assim, sentirem-se confiantes de contratá-los; segundo, para outros arquitetos e designers captarem inspirações e se atualizarem de novidades e tendências na arquitetura de interiores e decoração.
O certo é mostra ou amostra de arquitetura?
O certo é MOSTRA de arquitetura. Uma vez que, a palavra MOSTRA vem do ato de mostrar, e assim, expôr ao público seu trabalho.
Assim sendo, o mesmo serve para mostra de arte, mostra de música, mostra cultural…
Em contrapartida, a palavra AMOSTRA se refere a uma pequena porção de um produto, por exemplo.
Mostra de Arquitetura Decorare Itapema 2023:
Assim, agora que estão todos contextualizados, vamos ao que interessa! A começar, a mostra de arquitetura de interiores Decorare aconteceu no mês de
maio a início de junho de 2023 na cidade de Itapema, Santa Catarina. Dessa forma, visto que essa é uma cidade próxima à Balneário Piçarras, não hesitamos em fazer essa visita.
A mostra aconteceu no Edifício Nova Iorque da Construtora Santana, cujo ainda se encontra em fase de obra. Por isso, foram disponibilizados os pavimentos garagem para a realização dessa mostra de arquitetura e design de interiores. O percurso começa no Hall New York, cujo traz fortes referências à cidade que a deu o nome.
Além disso, tinhamos em destaque a iluminação indireta embutida na marcenaria, com a paleta quase que toda monocromática em rosa, concedeu forte personalidade para esse ambiente. Por fim, o papel de parede líquido da Ecopaper contribuiu e muito para o destaque desse ambiente.
Ambientes, arquitetas, arquitetos e designers:
Seguindo para os pavimentos superiores, o que marcou forte presença nessa mostra de arquitetura e interiores foram os estofados arredondados e de coloração clara, principalmente nos tons de branco a areia. Nesse ínterim, sem sombra de dúvida esse foi o elemento mais visto em todo nosso percurso. Este fato, deve-se à procura por móveis com cantos arredondados, principalmente após a pandemia, pois eles transmitem uma sensação de acolhimento e bem-estar. Da mesma forma, os elementos curvos nas paredes e bancadas foram o auge dos arquitetos participantes!
A inovação na iluminação também nos chamou a atenção. Aqui, destacaremos três ambientes que brilharam nossos olhos: o primeiro deles, o ambiente da Reveev assinado pelo arquiteto Gabriel Bordin, onde painéis de madeira distantes do forro receberam iluminação indireta. Esta foi capaz de suprir a iluminação geral, além de criar um ambiente cênico e muito aconchegante. Depois, destacamos aqui a inovação na iluminação na bancada da área gourmet Balancing da arquiteta Nicole Oliveira. Essa, embutida em um rebaixo no tampo de mármore
Branco Paraná foi capaz de trazer leveza e muita personalidade para esse elemento bruto e muitas vezes “pesado”. Por fim, o ambiente da empresa Josapar projetado pela designer de interiores Pâmela Costa Sens nos chamou a atenção por um painel curvo amadeirado suspenso do chão. Este, recebeu uma iluminação indireta embutida no rodapé que, além de trazer leveza para esse grande painel que parece flutuar do chão, acentuou suas belas curvas.
Como funciona a mostra?
Em resumo, a mostra contou com mais de 20 ambientes assinados por arquitetos e designers da região. O valor da entrada é de R$50,00 reais e pode ser adquirido na portaria. Uma boa notícia é que eles aceitam pagamento com cartão. A visitação dura em média 2 horas e se no final você estiver com sede ou fome, há um restaurante no terceiro andar. Este, também faz parte da mostra e foi assinado pela arquiteta Thay Sanatana. Ah, um detalhe, no dia da nossa visita o cantor Zezé de Camargo estava visitando a Mostra de Arquitetura Decorare Itapema 2023, e por esse motivo, o restaurante estava fechado para o evento que o receberia. Por esse motivo, não temos fotos do ambiente restaurante, mas caso você tenha ficado curioso, é só procurar no Instagram da Decorare Itapema que você encontrará diversas fotos.
Por hoje é isso, espero que tenham gostado do conteúdo e tenham ficado com vontade de conhecer essa mostra de arquitetura pertinho de Balneário Piçarras.